Vistantes

sábado, 7 de fevereiro de 2015

Você sabe o que é a TULIP?




TULIP - A ROSA DO EVANGELHO        
   
Contexto Histórico: Na Holanda nos anos de 1600 a Igreja Cristã sofreu uma crise interna, pois, havia um pastor na igreja que estava ensinando doutrinas contrárias às confissões adotadas pela Igreja Cristã Reformada. O nome deste homem era Jacob Armínio, este teólogo passou a negar a SOBERANIA DE DEUS NA SALVAÇÃO DOS HOMENS. Após, a sua morte os seus alunos criaram um protesto - chamado de A Remonstrance - e formularam os cinco pontos do arminianismo (recebeu esse nome em homenagem ao Tiago Armínio), neste protesto este grupo queria que as doutrinas da Igreja da Holanda - conhecida como Igreja Reformada - fossem alteradas. Os Arminianos sustentam cinco ideias:

1 – O homem tem livre-arbítrio;
2 – Deus escolhe prevendo a fé dos homens;
3 – Jesus morreu para salvar cada pessoa deste mundo;
4 – O homem pode resistir ao chamado do Espírito Santo para a salvação;
5 – A salvação pode ser perdida.

Essas eram as formulações dos arminianos; então, foi necessário formular um Sínodo na cidade de Dort, nos anos de 1618-1619, para estudar a questão, e no final ficou decidido que a igreja continuaria com as doutrinas esboçadas em suas confissões e catecismos, e assim, formularam a resposta aos arminianos em cinco proposições que ficaram conhecidas como os Cinco Pontos do Calvinismo. E usaram o nome TULIP – NOME DE UMA ROSA DA SUIÇA. Para facilitar o entendimento dessas doutrinas:

1 - Total Depravação do homem.
2 – Uma Eleição Incondicional.
3 – Limitada Expiação.
4 – Irresistível Graça
5 – Perseverança dos Santos.

Breve Exposição dos Cinco Pontos do Calvinismo:

 1 - Total Depravação do homem: o homem é escravo do pecado não tendo liberdade para aceitar a Jesus, ou seja, ele não tem livre-arbítrio: Por quê?

a)      Ele está morto: Efésios 2.1-3.

b)      Nasce no pecado: Salmos 51.5

c)      Nasce desviado: Salmos 58.3.

d)      Tem um coração enganoso: Jeremias 17.9.

e)      Só sabe fazer o que é mal: Jeremias 13.23.

f)       Está mergulhado no pecado: Romanos 3.9-18.

2 – Uma Eleição Incondicional: Deus antes que mundo fosse criado decidiu escolher da humanidade pecaminosa quem ele iria salvar; a escolha de Deus não se baseia em fé prevista, mas unicamente na sua Vontade Soberana em escolher a quem quer salvar. Por quê?

a)      Jesus chama os salvos de eleitos: Mateus 24.24,31; Marcos 13.20.

b)      A Bíblia afirma a predestinação: Efésios 1.3-5; Romanos 8.33; Colossenses 3.12; 2 Tessalonicenses 2.13; 2 Timóteo 2.10 – note as expressões: eleitos, predestinados.

3 – Limitada Expiação: Jesus morreu na cruz do calvário para salvar apenas os eleitos de Deus; por quê?

a)      Jesus morreu em lugar de “muitos” e não de “todos”

Mateus 20.28: “tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”.

Hebreus 9.28: “assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”.

b)      Os “muitos”, em lugar dos quais, Jesus morreu, são o “seu povo”, as “suas ovelhas”, a “sua igreja”, “os eleitos”. Mateus 1.21: “Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles.” João 10.11, 14, 15: “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas.” Atos 20.28: “Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.” Efésios 5.25: “Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Romanos 8.33,34: “Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós.”.

4 – Irresistível Graça: O Espírito Santo atrai os eleitos para Cristo, regenerando os seus corações de forma tal que eles não podem resistir à ação soberana do Espírito de Deus. Por quê?

a)      O homem é incapaz de vir a cristo por si só: João 6.44.

b)      A regeneração é obra do Espírito Santo: João 1.12-13; 3.3;

c)      O Espírito abre o coração do pecador: ATOS 16.14.

5 – Perseverança dos Santos: Os eleitos jamais caem total e finalmente do estado de graça no qual foram chamados. Ou seja, a salvação não se perde. Por quê?

a)      Deus completará a obra da redenção: Filipenses 1.6

b)      As ovelhas de Cristo têm VIDA ETERNA: João 10.27-30.

c)      Nada pode separar os eleitos do amor de Deus: Romanos 8.33-39.

Rev. João Ricardo Ferreira de França.

Soli Deo Glória!

Nenhum comentário:

Postar um comentário