Vistantes

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Sofrimentos de Paulo um verdadeiro apóstolo.



Sofrimentos de Paulo


Texto áureo > 2 co 11.23-27


DEUS LHE DISSE:

“EU LHE MOSTRAREI O QUANTO IMPORTA SOFRER PELO MEU NOME” (AT. 9.16).

Texto de apoio: 2ª Cor. 11.23-27


Foi perseguido em Damasco;

Foi rejeitado em Jerusalém;

Foi esquecido em Tarso;

Foi apedrejado em Listra;

Foi açoitado e preso em Filipos;

Foi escorraçado de Tessalônica e Beréia;

Foi chamado de tagarela em Atenas;

Foi chamado de impostor em Corinto;

Foi duramente atacado em Éfeso;

Foi preso em Jerusalém;

Foi acusado em Cesaréia;

Foi vítima de naufrágio indo para Roma;

Foi picado por uma serpente em Malta

Foi preso e degolado em Roma.

Com base na segunda carta a Timóteo vemos que:

1. Paulo sofreu a dor da solidão - Gente precisa de Deus. Mas gente também precisa de gente. O que Paulo pediu para Timóteo:

A. Procura vir ter comigo depressa (v. 9-10);

B. Toma contigo a Marcos e traze-o contigo (v. 11);

C. Apressa-te a vir antes do inverno (v. 21).

2. Paulo sofreu a dor do abandono – Na hora que mais Paulo precisou de ajuda foi abandonado e esquecido na prisão. Caminhou sozinho para o Getsêmani do seu martírio, assistido apenas pela graça de Deus. Diz ele: “Demas, tendo amado o presente século me abandonou...” (v. 10). Na hora que estamos sofrendo, precisamos de amigos por perto.


3. Paulo sofreu a dor da ingratidão – Paulo diz: “Na minha primeira defesa, ninguém foi a meu favor; antes, todos me abandonaram” (v. 16). Paulo deu sua vida pelos outros; agora, que precisa de ajuda ninguém se arrisca por ele. De que Paulo devia estar sendo acusado?

• Ateísmo – porque se abstinha do culto ao imperador e idolatria;

• Canibalismo – porque os crentes falavam em comer a carne e beber o sangue de Cristo quando celebravam a Ceia do Senhor.


4. Paulo sofreu a dor da perseguição – Paulo diz: “Alexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe dará a paga segundo as suas obras” (v. 14). Este homem foi quem delatou Paulo, culminando na sua segunda prisão e conseqüente martírio.

No verso 18, encontramos o que nos falta hoje. Paulo apesar das lutas e dificuldades, das perseguições e prisões, exalta a DEUS dizendo:

“O Senhor me livrará também de toda obra maligna e me levará salvo para o seu reino celestial. A Ele, glória pelos séculos dos séculos. Amem!”

Voltemos agora à carta aos romanos, e vejamos quão profunda é a mensagem de DEUS para o homem cristão;

Romanos 8.18

“Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a gloria a ser revelada em nós.”

Para finalizar, vejamos o que o apostolo Paulo nos diz em Romanos 8.34-39.

Conclusão:

Ele disse para a igreja da Galácia: “Eu trago no corpo as marcas de Jesus” (Gálatas 6.17). Ele falou de lutas por dentro e temores por fora, de trabalhos, prisões, açoites, perigos de morte, fustigado com varas, apedrejado, naufrágio, fome, sede, nudez, e a preocupação com todas as igrejas.

O nosso sofrimento não é sinal de que estamos longe de Deus, ou de que estamos fora da sua vontade. Quando passamos por dificuldades, temos o dever de orar a Deus pedindo discernimento sobre o momento em que nos encontramos . “Eu tenho por certo que o sofrimento do tempo presente, não podem ser comparados com as glórias do por vir a serem reveladas em nós.” Diz ainda: “A nossa leve e momentânea tribulação, produz para nós eterno peso de glória”.

Hernandes Dias Lopes

Um comentário:

  1. Uma bencao este comentario sobre os sofrimentos que o apostolo Paulo passou. Me edificou bastante. Que Deus continue lhe abencoando.

    ResponderExcluir