Vistantes

sábado, 10 de janeiro de 2015

Como as mulheres devem ser submissas?

Como as mulheres devem ser submissas?
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; - Efésios 5:22

Como as mulheres devem ser submissas?
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Efésios 5:22
A definição da palavra submissão já nos dá uma ideia de como as coisas são mais sérias do que pensamos. O sentido na língua original, que muito nos importa, é: “organizar sob, subordinar, sujeitar, obedecer, submeter-se ao controle de alguém, render-se à admoestação ou ao conselho de alguém”. Talvez estes significados lhe arrepiem os cabelos! Mas sim, submissão significa isso aí! Inclusive tem um texto, que a gente ama passar por cima e ler correndo, que diz exatamente assim: “Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissa a seu próprio marido, como fazia Sara, que OBEDECEU a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não tendo perturbação alguma.” I Pedro 3.5 e 6.
Agora pense comigo: por que as palavras obediência e submissão causam um furor tão grande? Por que amamos a ideia de que submissão seja apenas algo figurado ou algo que está no passado? Será que estamos tão contaminadas pelo mundo, pelo pecado e pela nossa própria carne, que, após lermos que Sara obedeceu a Abraão, paramos aí, e nem reparamos no fim do texto? Veja que conclusão linda: por causa da sua submissão a Abraão, Sara não tinha perturbação alguma!
Este texto nos ensina que mesmo que Abraão não fosse um marido perfeito, e não era, Sara confiava nele e se submetia à sua liderança. Ela não usou esta desculpa para se desvencilhar da autoridade do marido! A submissão bíblica, a um marido amoroso, que representa para a esposa o mesmo que Cristo representa para a Igreja, faz de nós mulheres protegidas, guardadas, que não têm o que temer! Isso deveria despertar em nós o desejo de ser cada dia mais submissas e obedientes ao nosso marido! Por causa do pecado e da forma como alguns homens se afastaram de Deus, deixaram de cumprir a sua parte na ordenança acerca da família, muitos homens deixaram de representar Cristo para suas esposas.
Ao invés da solução do problema começar com os homens entendendo que não têm cumprido o seu chamado, as mulheres preferiram tomar a frente, se livrando da autoridade dos maridos. Não! Não é porque muitos maridos são grosseiros, péssimos líderes, que fazem suas mulheres de capacho, que precisamos nos voltar contra o conceito de submissão bíblica. O erro não está na Lei do Senhor, que é perfeita, está no nosso pecado e no pecado de nossos maridos. Se o pecado não tivesse entrado no mundo, as mulheres seriam sempre perfeita e alegremente submissas a maridos sempre perfeitamente líderes. Eles não dominariam com tirania, não as fariam ficar caladas, mas ouviriam seus conselhos, e as teriam em tão alta conta, que seria delicioso ser liderada por um homem assim! É este o alvo que devemos perseguir para a nossa família! Não podemos pensar que, só porque as pessoas deturpam a Lei de Deus e fazem tudo errado, temos autorização para extirpar da nossa vida a ordem de sermos submissas ao nosso próprio marido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário